Como se intensificaram as recomendações para um distanciamento social e uma maior permanência das pessoas em suas casas, muitos donos de cães e gatos relataram um comportamento difícil nos seus animaizinhos. Os dias de maior isolamento não são fáceis para nós e nem para os nossos amigos pets. Uma mudança abrupta nos dias pode ser bem difícil de lidar e acaba mexendo com os ânimos de todos.

Em um período de quarentena, muitos preferem a tranquilidade e a segurança da permanência nos lares, evitando passear com seus pets. Com mais tempo para aprimorar os cuidados especiais, trouxemos algumas dicas para você driblar a ansiedade dos seus amigões e aproveitar melhor o momento em casa:

 

Rotina

Crie uma rotina divertida para o seu pet – e para você também! Reserve uns momentinhos para aquele carinho diferenciado e todo especial. Um pouquinho de atenção, do jeito que eles merecem, é sempre muito bem-vindo para todos. Manter uma rotina com horários determinados para alimentação e cuidados reduz a hiperatividade e o estresse (especialmente para os animais em apartamento e com pouco espaço para atividades físicas).

 

Cuidados

Limpeza acentuada! Como as idas ao petshop estão restritas em muitos lugares, fique atento quanto à higienização. Objetos e brinquedos devem ter seus próprios produtos de limpeza (e apropriados para cães e gatos). Consulte sempre seu veterinário, ele conhecerá as peculiaridades do seu animal.

 

Aprendizado

Truques e brincadeiras são uma ótima maneira de manter seu pet em movimento. O aprendizado de cães e gatos pode ser aplicado em qualquer fase. Uma conexão maior entre donos e animais é criada, aumentando o sentimento e carinho. Sentar, deitar e se fingir de morto são comandos básicos e simples de serem ensinados. Use um bom incentivo como biscoitos e petiscos para recompensar a cada lição. Você irá se surpreender com a inteligência e a memória do seu animal de estimação!

 

Exercícios

A palavra-chave por aqui é movimento! Sem os habituais passeios, seus animais estarão com mais energia. Você pode utilizar brinquedos específicos e interativos, estimulando a inteligência e gastando bastante energia. A clássica brincadeira de atirar a bolinha inúmeras vezes é uma boa opção para quem possui um espaço um pouco maior. Para os donos mais dispostos, técnicas de relaxamento específicas para gatos e cães podem trazer um grande aprendizado (e resultado)!

 

Aproveite os momentos em casa para ficar mais próximo dos seus bichinhos de estimação. Sabemos que o momento é de muita cautela e muito cuidado. Por isso, atenção redobrada. Seu pet vai sentir quando os seus dias assumirem uma rotina diferente e com mais tempo na rua. Crie um momento especial para vocês!